Site em Manutenção

Cultivo de orquídea na pedra brita

Cultivo de orquídea na pedra brita
Cultivo de orquídea na pedra brita

Desde que adquiri meus primeiros exemplares dessa orquídea fiz vários testes até descobrir do que elas mais gostavam no cultivo. Fiz o teste com o vaso autoirrigável de PET, que por sinal elas gostaram bastante. 
E fiz também o replante nas árvores que tem suas vantagens e desvantagens. Já tem um artigo aqui no blog e também um vídeo lá no canal onde eu falo um pouco sobre isso.

Mini phalaenopsis
Mini phalaenopsis

A maior mudança que fiz no cultivo foi em relação ao substrato. O das mini Falenópzis geralmente vem apenas com musgo na composição. E bastante musgo! Os produtores procedem assim para que a planta tenha umidade suficiente para chegar até os Gardens vivas e saudáveis. Mas após a floração é importante você fazer a troca do substrato pois as raízes apodrecem fácil nessas condições. Aqui, como geralmente faço a compra já sem as flores, troco o substrato imediatamente.

Dessa vez, fiz o teste usando como substrato apenas a pedra brita. Já fiz vários testes usando brita, pínus e carvão mas descobri que para quem usa os adubos foliares o carvão não é muito indicado. Então mudei o substrato. Como o vaso é muito pequeno resolvi usar dessa vez somente a brita e um tiquinho de musgo só na parte de cima do substrato. E o resultado da experiência foi uma planta super saudável e com uma bela floração! 

Folhagem da mini phalaenopsis
Folhagem da mini phalaenopsis

As regas são diárias no tempo da estiagem e rego com a água da torneira mesmo. E no tempo da chuva, deixo as regas somente por conta da água da chuva. Mas você deve observar o clima de sua região para delimitar essa quantidade. Sempre que tenho a oportunidade também faço uma rega por imersão com a água que coletei da chuva. 

Já em relação à adubação estou alternando entre os foliares, tanto o de manutenção quanto o de floração, os orgânicos e a adubação que é feita pela própria natureza. Tanto as folhas que caem das árvores como as fezes dos passarinhos funcionam como adubo para elas.

Substrato da mini phalaenopsis
Substrato da mini phalaenopsis

E por fim, elas recebem sol de maneira filtrada, pelas folhas das árvores, praticamente o dia todo

Folhas da mini phalaenopsis
Folhas da mini phalaenopsis

Vejam também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!