Site em Manutenção

Dicas de cultivo da pimenta padron

Dicas de cultivo da pimenta padron
Dicas de cultivo da pimenta padron

Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas de cultivo da pimenta padron. Essa pimenteira tem uma particularidade muito interessante, cerca de um a cada dez frutos tem alta ardência e por esse motivo ela também ficou conhecida como pimenta roleta. Por aqui, a grande maioria dos frutos não tinha praticamente nenhuma ardência. Uma dica também, para quem não gosta dos frutos com alta ardência é colhê-los ainda verdes. Essa dica eu encontrei num vídeo de uma produtora portuguesa.

Floração da pimenta Padron
Floração da pimenta Padron

Esse exemplar foi cultivado a partir de sementes e levou cerca de cinco meses até que os frutos estivessem prontos para colheita. E para quem quiser conferir aqui mesmo no blog já tem um post com o passo-a-passo do plantio de pimentas desde o plantio até a colheita. Vou deixar o link para que vocês possam conferir no final do post.

Folhagem da pimenta Padron
Folhagem da pimenta Padron

A planta está sob sol pleno mas recebe o sol de maneira filtrada nas horas mais quentes do dia. As regas acontecem sempre que a superfície do substrato começa a secar e no período chuvoso elas são praticamente suspensas. 

Flor da pimenta Padron
Flor da pimenta Padron

O substrato que eu utilizei no cultivo é aquele que já compartilhei lá no canal do Jardinet no YouTube e fiz uma adubação adicional com cama de frango. Quem acompanha o blog sabe que tenho usado bastante esse adubo com ótimos resultados. Também já tem artigo falando desse adubo aqui no blog. Vou deixar todos os links para os posts citados no final do artigo.

Pimentas padron
Pimentas padron

A preparação do substrato começa meses antes do plantio e eu faço da seguinte forma; escolho o vaso já no tamanho ideal para o plantio da espécie escolhida. Depois vou montando camadas com terra e restos orgânicos da cozinha. A primeira camada sempre é de terra. Para um vaso de 5 litros por exemplo, coloco dois copos de terra para "forrar" o vaso. A próxima camada é dos restos da cozinha, cascas de frutas e verduras e também de ovos. Após adicionar os orgânicos, coloco outra camada de terra e assim vou alternando até que a última camada seja de terra.

Botões florais da pimenta padron
Botões florais da pimenta padron

Na compostagem mais tradicional, sem a adição de terra, usamos folhas secas para intercalar os orgânicos e assim balancear a umidade do composto. No caso da compostagem com terra, as folhas secas são um pouco mais opcional, elas vão ajudar a trazer uma aeração a mais para o substrato mas não são obrigatórias como no caso da compostagem tradicional.

Pimenta Roleta
Pimenta Roleta

Após a montagem das camadas no vaso basta deixá-lo num local sombreado por alguns meses. Já fiz testes com substratos com apenas 2 meses de descanso mas já observei que substratos mais "curtidos" com cerca de 4 à 6 meses de descanso são mais nutritivos. Quanto mais o tempo passa mais os resíduos vão se decompondo e deixando os nutrientes à disposição das plantas.

O vaso pode ficar num local que pegue chuva, mas se notar que está ficando muito encharcado, o melhor  mesmo é tampar. A umidade constante vai acelerar o processo de decomposição mas o excesso de água pode "lavar" os nutrientes.

Alguns insetos como tatuzinhos e baratas de jardim podem aparecer no substrato, o que é totalmente normal. Esses insetos juntamente com as minhocas ajudam na decomposição dos resíduos. Se não pousarem moscas nas cascas de orgânicos antes de irem para a compostagem também não haverá problemas com larvas, elas geralmente aparecem se as cascas ficam expostas ao tempo.

As sementes que utilizei para o plantio vieram da lojinha Sementes do jardim


Veja também o vídeo da pimenta Padron




Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!