Site em Manutenção

Como cultivar mini phalaenopsis no coco

Como cultivar mini phalaenopsis na casca do coco
Como cultivar mini phalaenopsis no coco

No post passado, e quem não viu poderá conferir depois clicando aqui, falei de todos os benefícios do cultivo de orquídeas na casca do coco. No post de hoje vou falar um pouco mais desse vaso e passar algumas dicas específicas para o cultivo das mini orquídeas phalaenopsis.

Atualmente, as minhas mini orquídeas estão na casca do coco, mas o primeiro replante foi feito no vaso autoirrigável de PET. Se vocês ainda não viram o replante na PET poderão conferir depois clicando aqui.

Como cultivar mini phalaenopsis no coco
Como cultivar mini phalaenopsis na casca do coco

O substrato também ainda é o mesmo. Cascas de pinus, brita e musgo Sphagnum. As quantidades de cada elemento devem estar de acordo com o clima de sua região. Se no seu local de cultivo o clima for muito quente e seco por exemplo, você pode usar uma quantidade maior de musgo na mistura. Se por outro lado for muito chuvoso, aí a brita já seria mais recomendada. O pinus fica no meio termo. De qualquer forma, na dúvida é melhor usar como base do substrato a casca de pinus e os outro dois elementos em menor quantidade, como por exemplo 10% de cada um e os outros 80% de pinus.

Mini orquídea phalaenopsis no coco
Mini orquídea phalaenopsis no coco

Já em relação às regas, a casca de coco ajuda a reter um pouco de umidade, mas o que vai mesmo delimitar a quantidade de regas será mais uma vez o clima e o substrato que você está utilizando. Aqui quando o tempo está chuvoso deixo as regas somente por conta da chuva. Mas se ficam dois dias sem chover por exemplo, aí já rego até que a água desça pelos furos de drenagem. O clima aqui é quente e seco então bastam apenas dois dias sem chuva para que o substrato fique totalmente seco. 

Mini orquídea phalaenopsis na casca do coco
Mini orquídea phalaenopsis na casca do coco

A adubação no cultivo na casca também continua a mesma. Intercalo a foliar com a orgânica semanalmente. Às vezes fico até mais tempo sem usar adubos, quem acompanha o blog sabe que prefiro usar menos adubos do que correr o risco de perder a planta por excessos. Além disso já tive experiências em que a planta só floriu quando viajei e ela passou por algum tipo de estresse, tanto hídrico como por falta de adubo. Enquanto eu estava cuidando diariamente ela só emitia os bulbos com a folhagem. Por falar nisso vou até deixar anotado para fazer um post inteirinho só falando sobre isso, vocês não podem perder.

Mini orquídea phalaenopsis
Mini orquídea phalaenopsis


Abaixo segue o vídeo do replante na casca do coco e no final do post os links que vocês poderão acessar para conferir os detalhes da adubação.




Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!