Site em Manutenção

Combate a lesmas e caracóis nas orquídeas

Combate a lesmas e caracóis nas orquídeas
Combate a lesmas e caracóis nas orquídeas

Se tem um bichinho que me irrita na jardinagem é o tal do caracol, aliás, o caracol e a lesma. Todos os outros, até mesmo com as formigas cortadeiras eu tenho mais paciência, só aplico defensivos caso o ataque delas esteja trazendo muito prejuízo para as minhas plantas. 

Mas o problema com os caracóis é que eles amam comer as hastes florais das orquídeas, e quem cultiva esse tipo de planta sabe, que passamos meses, às vezes até anos, para ver uma nova floração. Daí vem o caracol, come a haste e não preciso nem falar da decepção de não ver aquela flor tão esperada.

Como acabar com lesmas e caracóis em orquídeas
Como acabar com lesmas e caracóis em orquídeas

Confesso que hoje já estou até mais tranquila, porque a natureza é assim e algumas vezes não poderemos evitar essas eventualidades, então eu respiro fundo e foco em outra plantinha linda do jardim. Porque afinal, pelo menos no meu caso, é para estar num ambiente de paz e tranquilidade que cultivo meu jardim. Existem algumas iscas caseiras, como a cerveja e o refrigerante, para atrair esses levados, mas por aqui, descobri um defensivo orgânico e muito eficiente que é o Ferramol. E o melhor, apenas uma ou duas iscas em cada vaso já resolve o problema. 

Lesmicida para orquídeas
Lesmicida para orquídeas

Nas primeiras aplicações, como vocês podem ver na foto, ainda não estava familiarizada com o produto e usei cerca de quatro iscas. Mas agora, somente por medida de prevenção, coloco uma isca em cada vaso. Notem como os caracóis são mesmo atraídos pela isca e isso durante o dia. Depois do contato com o defensivo, eles já ficam menos ativos e não danificam mais as plantas. É claro que vez ou outra, principalmente no tempo da chuva ou quando esqueço de reaplicar as iscas, eles atacam novamente, mas a natureza é assim e devemos respeitá-la e viver da melhor forma possível com esse belo presente que Deus nos deu

Combate a lesmas e caracóis no orquidário
Combate a lesmas e caracóis no orquidário

Veja também o vídeo com dicas para encontrar sementes nas plantas!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!