Substrato orgânico para flor-de-maio

Flor-de-maio
Flor-de-maio

É a primeira vez que consigo sucesso no cultivo dessa espécie da estaquia à floração. E hoje vou compartilhar com vocês a receita desse substrato que, pelo menos por aqui, foi a chave para o cultivo da flor-de-maio. Essa muda é aquela do post e do vídeo "Como fazer mudas da flor-de-maio" e como vocês podem ver ela se desenvolveu muito bem nesse novo substrato. Antes de encontrar essa formulação fiz vários testes com terra comum e também com substratos prontos para o plantio, mas embora tivesse sucesso na multiplicação das mudas elas nunca vingavam. 

Substrato orgânico para flor-de-maio
Substrato orgânico para flor-de-maio

Foi então que numa grata manhã, enquanto observava o meu jardim, reparei nas folhas secas já em estágio avançado de decomposição. E pensei: "Por que não?". Essas folhas secas são ótimas para cobertura morta e sempre indico aqui nos posts do blog e também nos vídeos de plantio. Elas ajudam a manter a umidade no solo e ao se decompor ainda viram "alimento" para as plantas. Se viram alimento, pensei que poderiam então, ser o próprio substrato para o plantio. 

Substrato para flor-de-maio
Substrato para flor-de-maio

E foi assim que juntei algumas folhas, as mais escuras e em estágio avançado de decomposição, e replantei a muda. Não façam o replante com as folhas ainda verdes pois podem "queimar" as raízes da planta. Também não quebre muito as folhas, para que fique um substrato bem aerado. Por falar nisso, é por conta dessa leveza que ele também seca muito rápido, e assim, quando não está chovendo, rego diariamente. Mas observe o clima de sua região para delimitar essa quantidade.

Folhas secas mulch
Folhas secas mulch

Já no início da experiência a muda começou a se desenvolver muito bem. Mas percebi que ela estava meio instável por conta do substrato ser muito leve, então, apenas para mantê-la mais firme, adicionei duas colheres do Carolina Padrão. Aqui mesmo no blog tem um post e também um vídeo onde falo mais desse substrato e vocês podem conferir depois clicando aqui.

Substrato de folhas secas para flor-de-maio
Substrato de folhas secas para flor-de-maio

Quando chegou a época da floração, os botões começavam a se formar e caíam. Foi então que resolvi adicionar um pouco de esterco bovino bem curtido e também a cama de frango. Tudo em pouca quantidade, às colheradas. E bingo! Os botões pararam de cair e logo as primeiras flores se abriram. Uma verdadeira vitória aqui no jardim. O substrato de folhas secas não tem os nutrientes nas quantidades de que essa planta precisa e assim foi necessário fazer uma adubação adicional. Mas vocês em casa, podem preparar o substrato nessa composição, desde o início do plantio

Substrato de folhas secas
Orquídea com substrato de folhas secas e adubos orgânicos

Comecei a testar esse substrato em outras espécies aqui do jardim, os resultados já estão aparecendo e em breve terei novidades para compartilhar com vocês. Vou fazer também outros artigos e vídeos sobre os tipos de adubos, em especial a cama de frango e as quantidades que uso em cada planta. Vocês não podem perder! Tenham todos uma ótima semana e até a próxima!

Veja também o vídeo com o passo-a-passo do substrato!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!