Site em Manutenção

Pimenta Pérola-roxa

Pimenta Pérola negra
Pimenta Pérola-negra

Essa pimenteira é belíssima, e além de bela também é de fácil cultivo. Dentre as pimenteiras que já cultivei, e se você ainda não viu a minha coleção de pimentas pode conferir clicando aqui, é uma das que não tiveram quase nenhum tipo de problema. 

Esse híbrido da Pérola-negra, foi carinhosamente batizado pela amiga Bruna Pimentel do blog Saberes do jardim de "Pérola-roxa". E por falar nisso, foi a Bruna quem me mandou as sementes dessa espécie belíssima e para quem se interessar, as sementes estão à venda no site Sementes do jardim. Elas chegam rápido e com altas taxas de germinação, super recomendo!

Pérola-negra
Pérola-negra

Como eu disse no início do post, ela não deu praticamente nenhum trabalho, a não ser um discreto ataque de pulgões no início da floração. Precisei aplicar o defensivo uma única vez e nunca mais tive problemas.

No cultivo de pimentas sempre indico também o uso do enxofre. Para ver o post com todos os detalhes do produto e também de como fazer a aplicação clique aqui. Lembrando ainda que o enxofre além de defensivo também é um adubo, então acho interessante fazer a aplicação mesmo antes de detectar a infestação por ácaros na planta. Assim você aduba e protege a planta ao mesmo tempo.

Pimenteira pérola-negra
Pimenteira Pérola-negra

O vaso que utilizei nesse cultivo foi bem pequeno, com apenas 16 cm de diâmetro, e ainda assim ela se adaptou muito bem. Como substrato, geralmente faço uma misturinha caseira de composto orgânico na proporção de 1/4, para 1/2 de terra comum de jardim e mais 1/4 de esterco bovino bem curtido. Vale ressaltar que estou sempre fazendo experiências aqui no jardim então se você encontrar uma outra combinação nos meus posts não se assuste rs. 

Por falar nisso estou fazendo uma experiência com a tal da cama de frango e em breve teremos novidades aqui no blog com os resultados desse super adubo!

Pimenta Pérola
Pimenta Pérola

Por fim, procure deixar a sua pimenteira num local ventilado e com bastante luminosidade. O sol também deve incidir diretamente na planta por no mínimo 4 h por dia. Aqui elas ficam até mais tempo, cerca de 6 h de sol direto por dia. Em locais de clima muito quente e seco, indico o sol da manhã para a insolação direta e o sol da tarde de maneira filtrada.

No tempo da chuva eu praticamente suspendo as regas, mas no tempo da seca, e como aqui na minha cidade o clima é quente e seco, rego todos os dias

Por hoje é só, e para ver mais posts e vídeos sobre o cultivo das pimenteiras basta seguir os links abaixo.


Veja também o vídeo da pequena coleção



Continue lendo para saber mais sobre: