Site em Manutenção

Musgo vivo e musgo sphagnum desidratado - Substrato para orquídeas

Musgo estrela
Musgo verde - Musgo vivo

Lá estava eu no viveiro de orquídeas para comprar musgo quando o vendedor perguntou: "-É do verde ou daquele desidratado?" como assim rs, eu nem sabia que tinha desse musgo verde para vender no viveiro. E foi exatamente por isso que resolvi fazer esse post antes mesmo de mostrar o "upgrade" no cultivo das orquídeas. Por falar nisso, para quem ainda não viu o post onde mostro o replante das orquídeas nas árvores poderá ver clicando aqui.

Musgo sphagnum desidratado e musgo vivo
Musgo sphagnum desidratado e musgo vivo

E foi então que resolvi trazer não só o musgo desidratado como também esse verde para compor alguns arranjos, cultivá-lo e quem sabe até arriscar a confecção de um kokedama. O saco de musgo desidratado veio com 250g e custou R$ 10,00. Já o musgo verde veio numa caixinha de madeira de 30 cm x 10 cm e também custou R$ 10,00.

Musgo sphagnum desidratado para substrato de orquídeas
Musgo sphagnum desidratado

O musgo desidratado serve para compor o substrato das orquídeas. No cultivo em vasos de plástico quase não uso musgo. Mas agora, com o replante das orquídeas na árvore, e levando-se em consideração que o clima da região onde moro é na maior parte do tempo quente e seco, vi que seria indispensável. Apenas um dia após a colocação do musgo, a orquídeas já apresentam os primeiros resultados com as pontinhas de raízes se desenvolvendo.

Musgo verde
Musgo verde

O musgo verde, como citei anteriormente, vai ficar para a confecção de arranjos em vidro e também para as fofíssimas kokedamas, as esferas ornamentais japonesas, que nada mais são do que bolinhas de musgo. Nas kokedamas podemos cultivar não só as orquídeas como também muitas outras espécies de plantas. Na técnica moldamos a esfera com o musgo desidratado e na última camada podemos acrescentar o musgo verde para dar o acabamento. Mas já vi muitas variações como a inclusão de carvão e cascas de pinus no interior das esferas. Assim que montar os arranjos, como sempre eu volto e compartilho os detalhes passo-a-passo com vocês. Sejam sempre bem-vindos e até o próximo post!

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!