Site em Manutenção

Será que é uma Laelia, Cattleya ou Brassavola?

Brassavola orquídea
Laelia, Cattleya ou Brassavola

Sabe quando a gente leva um susto que chega a puxar o ar pela garganta? Foi o que me aconteceu enquanto passeava pelo jardim e vi a flor dessa orquídea aberta. Ela foi resgatada sem floração e eu não poderia ter tido surpresa melhor, ela é muito mais bonita do que eu poderia imaginar.

A floração dessa orquídea, que é ainda mais bela do que as outras que nem estavam na promoção, me deixou ainda mais motivada a resgatar essas plantas que estão destinadas ao descarte. Esse orquídea é a prova de que uma planta na prateleira de promoção podem ser tão ou ainda mais belas do que aquelas que estão floridas. Então fica a dica para que vocês também façam alguns resgates e além da economia ainda tenham muitas surpresas. 

Ah e como o próprio título do post sugere, eu não consegui a identificação exata dessa orquídea, mas para mim, o que importa na verdade é que ela está super saudável e é simplesmente linda rs.

Cattleya
Cattleya

Substrato e regas
A composição do substrato é de cascas de pinus 90%, brita 10% e carvão 10%. Ela se adaptou super bem a esse substrato. As regas acontecem sempre que o substrato está seco. Na época do calor varia bastante a quantidade de regas semanais, mas no tempo da chuva aí suspendo completamente a regas. 

Orquídeas no jardim
Orquídeas no jardim

Insolação
Como já havia mencionado em posts passados, todas as minhas orquídeas estão no jardim sob a copa de árvores. Logo elas recebem sol o dia todo de maneira bem filtrada. Eu diria que o ambiente tem boa luminosidade pois as orquídeas estão florindo bem.

Mini-cattleya orquídea
Mini-cattleya

Adubação
Para essa orquídea, atualmente estou usando o adubo químico foliar da Forth e a adubação orgânica está literalmente por conta da natureza. Já usei algumas combinações de orgânicos, que inclusive também já compartilhei aqui no blog, mas ultimamente os passarinhos estão fazendo essa adubação com muita efetividade rs.

No vídeo abaixo do tour pelo orquidário mostro um pouco dessa orquídea.


Veja também os outros posts sobre orquídeas do blog:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!