Minha coleção de pimentas...

Pimenta Biquinho
Pimenta Biquinho

Eu já ia dizer que o cultivo das pimentas é um dos meus preferidos, mas aí lembrei dos tomates, dos fofíssimos pepininhos-do-mato que estou cultivando no momento, e percebi que a minha preferência não é por essa ou por aquela outra espécie mas sim pelo cultivo de uma maneira geral. Sejam pimentas, tomates, frutíferas ou floríferas, o que importa para mim é cultivar rs. É ver aquela sementinha gerar vida!

Mas sim, o cultivo das pimenteiras é muito especial. E não é à toa que já cultivei vários tipos e ainda continuo fazendo várias experiências com essa frutífera aqui no jardim. No post de hoje vou mostrar todas as espécies que já cultivei e toda vez que tiver alguma novidade eu volto e atualizo aqui. 

E por falar em novidade, vou indicar para vocês a nova lojinha de sementes da amiga Bruna do Saberes do jardim. A maioria das espécies de pimentas que eu cultivo vieram de plantas dela e então posso indicar com toda a certeza. As sementes dela são cultivadas de forma orgânica e sempre chegam com altas taxas de germinação. Quem quiser dar uma passadinha lá depois para conhecer a lojinha é só clicar aqui.

Fish pepper
Fish pepper

A primeira da minha lista é a Fish Pepper. E não é por acaso, essa pimenteira é belíssima. As folhas são variegadas e os frutos quando verdes apresentam essas listras amarelas. Aqui não tive praticamente nenhum problema com o cultivo. Houve uma pequena infestação de ácaros em outras pimenteiras e fiz a aplicação do enxofre mas foi mais por precaução do que para tratamento. Quem quiser saber mais informações sobre essa praga e como tratá-la clique aqui. E para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da Fish clique aqui

Ardência: 3

Sweet Pickle
Sweet Pickle

A Sweet Pickle é outra queridinha rs. Os frutos vão mudando de cor com o tempo, começam verdes, depois amarelo, laranja e por ficam ficam avermelhados quando bem maduros. Assim como a Fish ela também é bastante rústica no cultivo porém o vaso para o plantio deve ser um pouco maior. Eu indicaria no mínimo um de 5 l. Para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da Sweet clique aqui.

Ardência: 0

Pimenta Cambuci orgânica
Pimenta Cambuci orgânica

A bela Cambuci, porque todas elas são belas e fofas e queridas rs... Na época da floração dessa pimenteira ela não estava segurando os frutos. Foi então que fiz uma adubação com cinzas e húmus de minhoca e os frutos começaram a se desenvolver. Para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da Cambuci e saber mais sobre a adubação clique aqui.

Ardência: 0

Pimenta doce italiana - TopSeeds
Pimenta doce italiana - TopSeeds

Doce Italiana, essa pimenteira lembra muito o pimentão, e não é só no aspecto dos frutos mas também no sabor. Com um detalhe, o sabor da pimenta é bem mais suave que o do pimentão. Acho ótima para vinagretes ou colocar no arroz como pimenta de cheiro. Dessa pimenteira ainda não tenho um post mas o cultivo dela é bem simples e segue a mesma linha das pimentas mais rústicas. Para ver o post geral que fiz sobre o cultivo de pimentas clique aqui.

Ardência: 0

 Pimenta biquinho amarela
Pimenta biquinho amarela

Essa pimenteira é uma das mais tradicionais em nossas hortas e jardins, e não é por menos, a conserva dela é muito saborosa. E por falar nisso, ela faz sucesso até entre as crianças que se sentem muito "corajosas" por conseguir mastigar uma pimenta rs. Para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da  Biquinho clique aqui.

Ardência: 0

Pimenteira ornamental
Pimenteira ornamental

A última da minha lista, é essa bela pimenteira de flores azuladas. Comprei como ornamental, não tenho a identificação dela e também não sei dizer se é comestível. Mas por ser uma plantada comercializada como ornamental pode ter sido cultivada com uso de defensivos que não fazem bem à saúde. Enfim, as flores são muito lindas e ela é mesmo bastante ornamental.


Veja também o vídeo de como plantar pimenta



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...