Como fazer adubo orgânico caseiro para orquídeas

Adubação por imersão

O clima da região onde moro é quente e seco, e a rega por imersão foi a que trouxe os melhores resultados para as minhas orquídeas. Foi então que tive uma ideia, por que não fazer um "banho" cheio de nutrientes?

Geralmente faço a adubação com o auxílio de um borrifador, mas sempre fica aquela dúvida; se o adubo chegou de maneira adequada à todas as raízes. Então a "dupla" rega + adubação foi uma ótima solução para manter as orquídeas hidratadas e nutridas ao mesmo tempo.

Sempre fiz uso dos adubos líquidos orgânicos aqui no jardim, logo, acreditei que as orquídeas também poderiam se beneficiar deste tipo de adubação, e sim; elas amaram!

Adubos orgânicos

Muitas são as combinações de adubos orgânicos que podemos fazer para nutrir nossas plantas, no exemplo de hoje, usei partes iguais de esterco bovino, farinha de ossos e cinzas de madeira. Uma colher bem cheia de cada adubo diluído em 1 copo de 500 ml de água. 

Para que haja uma maior concentração dos nutrientes, o ideal é deixar a mistura descansar por pelo menos 24 h. Depois é só coar bem e passar a solução para um borrifador.

O que sobrar da mistura e inclusive a parte sólida que ficar na peneira, pode tanto ser incorporada à terra de vasos e canteiros, como também pode ser colocada na compostagem. 

Adubação líquida orgânica

A adubação orgânica por imersão, geralmente faço 1 vez por mês. Já a por aspersão, atualmente reveso com a adubação química de 15 em 15 dias. Então fica assim, numa semana uso orgânicos e na outra químicos.

Esse ainda é o meu primeiro ano de cultivo das orquídeas, então ainda não pude fazer testes o suficiente para afirmar qual o melhor adubo. Mas tenho observado que ambos trazem benefícios para o cultivo.

E por fim, vale lembrar que qualquer adubo, mesmo os orgânicos, não devem ser usados em excesso. E se a sua região de cultivo tiver o clima muito úmido, o ideal também é fazer a adubação por aspersão, com o auxílio de um borrifador.

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...