Como fazer mudas de cactos e suculentas

Como fazer mudas de cactos e suculentas

As suculentas são aquele tipo de planta que temos vontade de colecionar, e hoje eu vou compartilhar com vocês a forma que estou utilizando para multiplicá-las de forma fácil e rápida.

O primeiro passo é separar as folhinhas das plantas que deseja multiplicar. As folhas do pendão floral são as mais indicadas. E descarte as folhas que estiverem "melando", fiz um teste e essas não pegaram de jeito nenhum.

Folhas de suculentas diversas

Para o "berçário" escolhi esse vaso retangular para cultivo de bonsai, e acrescentei o substrato Carolina Padrão já bem umedecido. Para ver a mistura que fiz com esse substrato para o replante das suculentas clique aqui.

Vaso tipo bonsai para berçário das mudas

Agora é só dispor as folhinhas por cima do substrato. Nessa fase, molhe o substrato somente próximo à base da folhinha de onde sairão as raízes. Você pode usar até um conta gotas para auxiliar nessa rega. A ideia é que fique úmido onde vão sair as raízes e não fique tão úmido por baixo das folhas. O excesso de umidade pode estragar as "estacas" antes de enraizarem.

Recapitulando... Umedeça bem o substrato antes do plantio e depois de acomodar as folhinhas vá molhando somente próximo do local de onde sairão as raízes. Ah e evite molhar as folhas.

Folhas para estaquia de suculentas

Outro detalhe interessante que percebi foi que nem todas as folhinhas "pegam" com a mesma facilidade. Algumas pegaram logo na primeira semana, algumas já estavam enraizando sem a minha intervenção e outras levaram mais de 10 dias para enraizar. Então fica a dica para que você tenha paciência e não desista de suas mudinhas.

Muda de suculenta enraizando

Na foto acima, um exemplo da "apressadinha" que já estava enraizando antes mesmo de ir para o berçário. A folha "mãe" é quem alimenta a mudinha para o seu desenvolvimento.

Muda de suculenta com quase dois meses

Um mês após o início do enraizamento, as mudinhas pegam 5 horas de sol por dia. O substrato está sendo regado com menos frequência também. Só rego quando vejo que a superfície está bem seca. Se o tempo está nublado, rego com uma colherzinha de café de água, mas se está muito seco e ensolarado, rego até que a água comece a sair pelos furos de drenagem embaixo do vaso.

Então é isso, boa sorte com suas mudinhas e não se esqueçam de seguir o Jardinet nas redes sociais e receber as novidades em primeira mão! 

Como fazer mudas de cactos e suculentas em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...