Site em Manutenção

Como plantar e cuidar de gerânios em vasos e floreiras

Flores perfumadas - Rustico - Repelente
Gerânio-rosa

O gerânio foi uma das primeiras espécies que cultivei aqui no jardim. E não era para menos pois acho essa espécie linda e muito perfumada. É muito bom fazer a sua manutenção sentindo o seu perfume. 

E se já não bastassem tantos atributos, o gerânio ainda é uma espécie repelente e muito rústica no cultivo, se adaptou muito bem ao clima de minha região. Essas são características que levo muito em consideração antes de selecionar as plantas do jardim. 

Folhagem do gerânio

O caule do gerânio é bastante suculento, o que faz com que essa espécie tenha uma "reserva" de água em seu interior. E assim como nas plantas suculentas, as regas devem ser feitas com moderação. Para falar bem a verdade, aqui eu até esqueço de regar e mesmo assim eles resistem. 

Gerânio vermelho

Mas o ideal, para o clima quente e seco, seria a rega de duas a três vezes por semana. No período chuvoso, se as plantas pegam um pouco de chuva, aí nem é preciso regar. O substrato para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenável.

Gerânios

Sua multiplicação se dá facilmente por sementes ou estaquia do galhos. Quanto à insolação, já vi gerânios serem cultivados à sol pleno, mas foi depois de passar o cultivo para meia-sombra que obtive os melhores resultados. Abaixo seguem alguns links com dicas de substrato, adubação e estaquia.

Veja também o vídeo da poda de limpeza do gerânio!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!