Site em Manutenção

Por que as folhas da planta estão amarelando?

Folhas do mamoeiro

As folhas das plantas amarelando nem sempre são um sinal de doenças. Muitas vezes, mudar a quantidade de regas, já é o suficiente para solucionar o problema. 

Nesse primeiro exemplo, o problema é justamente a falta de regas. Essa é a folha de uma Physalis, ela está plantada numa lata de tinta de 18 l. A planta já tem quase o dobro da altura do vaso e começou a frutificar. Nessas condições, tenho que regá-la diariamente, pois um único dia sem regas já é suficiente para as folhas começarem à amarelar. Outro detalhe, é que nesse mesmo vaso tem duas mudas, o que aumentou ainda mais a necessidade das regas.

Folhas amarelando por falta d'água

Mas até aí é fácil, o problema é que tanto por falta quanto por excesso de regas, as folhas ficam amareladas. Quando comecei a me aventurar no mundo do cultivo, perdi algumas plantas por não saber que o problema era justamente o excesso de regas. 

Mas a regra é simples, regou e a planta melhorou, era falta d'água. Agora, se regou e a planta não apresentou sinal de melhoras e você está regando diariamente, pare de regar imediatamente. No post de regas, que vocês podem ver clicando aqui, tem um exemplo de como as folhas reagem apenas 20 minutos depois da rega. 

Folhas do mamoeiro amarelando

Já nessa outra foto da folha do mamoeiro, o "problema" é falta de nutrientes. Mas nesse caso, nem é preciso recorrer a nenhum tratamento pois são as folhas mais velhas e é completamente normal. Mas se as folhas novas começam a ficar assim então é preciso agir.

Nesses casos, uso o húmus de minhoca, ele é um dos adubos mais completos que encontramos na natureza. E como na jardinagem amadora não podemos ficar fazendo análises para saber exatamente qual é o nutriente que está em falta, o húmus vem para suprir praticamente todas as necessidades nutricionais da planta.

Porque as folhas da planta estão amarelando?
Folha da pimenteira amarelando por causa do fungo

O ataque de pragas, como pulgões e cochonilhas, também levam ao amarelamento das folhas e enfraquecimento da planta de um modo geral. Aqui no jardim, a aplicação do óleo de neem, tem sido bastante eficaz no combate dessas pragas. Para ver o passo-a-passo da aplicação do óleo clique aqui.

E por último, o amarelamento das folhas pode ser causado por alguma doença. Mas assim como no caso da falta de nutrientes, muitas são as doenças que acometem as folhas. No caso de fungos, como é o exemplo da folhagem acima, aplico leite de vaca diluído em água. O processo da diluição e aplicação do leite, vocês podem ver clicando aqui. Muitas vezes, a retirada das folhas doentes já é suficiente para a resolução do problema.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!