Site em Manutenção

Como tutorar os tomateiros para mantê-los saudáveis



O sucesso no cultivo do tomateiro depende de pequenos detalhes, e o tutoramento é um deles. No post de hoje tem dicas com vídeo deste processo para que você tire o melhor proveito no cultivo dessa frutífera.

Certa vez comecei o cultivo de um tomateiro e resolvi deixá-o sem o tutor, fiz o teste para ver se ele ficava pendente. E o resultado... Ele tombou, quebrou o galho e depois disso não foi mas o mesmo... Então o jeito é tutorar. 

Tomates
Como tutorar tomateiros

Os materiais que você vai precisar
Uma vareta de madeira ou bambu, caso não faça a poda pode ser necessário mais de um tutor. A amarração pode ser feita com uma cordinha, fitilho e até mesmo com os amarrilhos dos saquinhos de pão.

Na foto a seguir tem um exemplar de tomate pera, ele é bastante produtivo e tive que utilizar vários tutores para manter a planta firme e saudável. No exemplo usei varetas de madeira pintadas e o amarrilho foi de retalho de pano mesmo. Caso o seu ambiente de cultivo seja muito úmido prefira os amarrilhos de sacos de pão.

Como tutorar tomates

Quando tutorar
A fase em que os tomateiros mais precisam do tutor é a de frutificação, mas é bom colocar o tutor mesmo com a muda ainda pequena para que não ocorra de machucar as raízes. Mas se você esqueceu ou deixou para depois basta molhar bem o substrato antes de colocar os tutores. 

Não perca os próximos vídeos com dicas de cultivo do tomateiro e você já pode ver o artigo onde compartilhei o vídeo do plantio na casca de ovo clicando aqui.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!