O que é e como utilizar o húmus de minhoca

Adubo orgânico - Húmus
Húmus de minhoca

O húmus de minhoca é um adubo orgânico e considerado o mais completo para o plantio. De todos os adubos que já testei, o húmus de minhoca foi o que trouxe os melhores resultados!

Na natureza as próprias folhas, flores e frutos que caem na terra servem de alimento para as minhocas e o produto da digestão delas é o húmus de minhoca. Caso você queira produzir o húmus num sistema fechado basta utilizar uma composteira (minhocário) para o processo que nesse caso será chamado de vermicompostagem. Na foto abaixo tem o exemplo de um esquema para a montagem das caixas.

Minhocário - Foto: Customização Jardinet - Fonte

Essas mesmas caixas podem ser utilizadas para a produção do húmus comum que também é muito bom para o plantio e adubação. Mas atenção, no processo com as minhocas (minhocário) a transformação dos resíduos é bem mais rápida e a qualidade do húmus produzido também é melhor. Para ver todas as dicas sobre os resíduos que podem ir para a composteira bem como os detalhes para o bom funcionamento do processo clique aqui.

Como utilizar o húmus de minhocas 
No caso do húmus puro, revolva um pouco da terra do vaso, coloque o adubo, cubra-o com a terra e regue. A dosagem recomendada é de 2 colheres de sopa para os vasos pequenos, 4 para os médios e 8 para os grandes. Por ocasião do plantio você pode usar ainda as seguintes proporções;

  • Sementeira: 50% terra comum e 50% húmus de minhoca
  • Frutíferas e ornamentais: 500g por cova
  • Vasos e floreiras: 200g por vaso

Húmus produzido no minhocário     
O uso do húmus produzido no minhocário é um pouco diferente do húmus puro que compramos ensacado, isso porque adicionamos terra e alguns resíduos ainda em estágio de decomposição. Se a planta que você vai cultivar exigir terra rica em matéria orgânica, você pode usar esse composto do jeito que está, sem adição de terra. No caso de plantas que não exijam um solo muito fértil você pode adicionar para cada parte do seu composto mais uma ou duas partes de terra.
      
Com qual frequência utilizar
Você pode usá-lo na sementeira, na fase de produção da muda, por ocasião do transplante e por fim a cada 2, 4 ou 6 meses de acordo com a necessidade de adubação de cada planta.

Chorume - Adubo líquido

Como utilizar o chorume
Para a utilização do chorume vou deixar o link do artigo, aqui mesmo do blog, onde compartilho todas as dicas para que você possa tirar o melhor proveito desse adubo líquido e super nutritivo para as plantas. Para conferir clique aqui.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!