Site em Manutenção

Como fazer mudas de roseira por estacas passo a passo

Como fazer mudas de roseira
Mudas de roseira

Hoje vou mostrar o passo a passo da estaquia da roseira e falar mais um pouco sobre esta técnica tão comum na propagação das plantas.

Para a estaca, você pode utilizar galhos semi-lenhosos de aproximadamente 40 cm. Esses galhos, são os de espessura média, nem muitos jovens (ponteiros) e nem muito velhos. Depois basta retirar todas as folhas da base e plantar pela metade.

Estaquia de rosas

  
A terra que você vai utilizar pode ser a própria terra do seu jardim adicionada de matéria orgânica. Uma boa proporção é de 2 partes de terra para 1 parte de esterco bovino bem curtido. As roseiras se dão super bem com esse adubo. Misture o esterco na terra mais ao fundo do recipiente, isso evitará a proliferação de fungos na superfície do substrato.

Muda de rosas por estaquia

Antes de plantar molhe bem o substrato, até que a água saia pelos furos de drenagem do vaso. Depois você pode regar todos os dias para manter a umidade só que com uma quantidade menor de água . Use um copinho descartável de 80 ml. Esse cuidado serve para que a planta receba uma quantidade de água adequada mas sem encharcar o solo. Se a terra estiver com uma drenagem ruim a estaca começa a se decompor e não pega. Se você tiver aí no seu jardim um cantinho sombreado e úmido, pode ser debaixo de uma árvore com plantas em volta, esse é o melhor lugar para as estacas pegarem!

Mudas de rosa

O melhor período que encontrei para propagar as roseiras foi no início da primavera pois a planta está em pleno desenvolvimento vegetativo e as raízes nascem com facilidade. Mas se em sua região não for primavera ou não estiver chuvoso você pode tentar a propagação utilizando as estufas caseiras. Você pode ver o post que falo das estufas clicando aqui. A muda deve ficar neste mesmo recipiente até que as raízes saiam pelos furos de drenagem do vaso e hajam novas brotações. Depois você poderá transplantá-la para o local definitivo.

Mini-rosa

Dicas de estaquia também em vídeo! 




Continue lendo para saber mais sobre:



Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!