Como fazer mudas de morango por mergulhia - Estolão

Morangos
Morango sensação

Quer aprender como multiplicar a sua muda de morango rapidamente? Se a sua resposta é sim, então hoje você vai descobrir como é fácil!

Em novembro do ano passado comprei essa mudinha de morangueiro. Inclusive fiz um post que você pode conferir clicando aqui, onde conto todos os detalhes da compra feita pela internet, vale a pena conferir! A partir dessa muda gerei outras dezenas delas, isso mesmo, dezenas.

Mudas de morangueiro

Como vocês podem ver no esquema da foto acima, cada muda de morangueiro, inclusive as bem novas, lançam esse "caule" que chamamos de estolho ou estolão

Estolão do morangueiro começando a emitir raízes

O estolão por sua vez quando alcança cerca de 20 cm começa a emitir novas raízes que inclusive se "plantam" até sozinhas na terra. E esse detalhe é importante porque se você tentar enterrá-lo antes do tempo, ele vai sair do lugar. Por outro lado, assim que perceber a formação das raízes é interessante "conduzi-lo". Para isso use uma pedrinha ou faça um ganchinho de arame para que ele enraíze exatamente no local que você escolheu.

Estolão do morangueiro bem enraizado

Quando a muda estiver bem enraizada e com 3 conjuntos de folhas bem desenvolvidas, já pode cortar o estolão que une a planta "mãe" à nova muda. Mas não se preocupe com essa fase! Como eu disse anteriormente, eles se plantam até sozinhos!

Novas mudas de morangueiro

Do plantio à colheita são cerca de 4 meses. Entretanto, se você começar o cultivo muito cedo, no verão por exemplo, aí vai levar mais tempo, isso porque o morangueiro, pelo menos as espécies que cultivei, só frutificam no inverno e na primavera.

O assunto do morangueiro não para por aqui, além do post que já publiquei e você pode conferir clicando aqui, ainda pretendo fazer mais um post sobre o cultivo, inclusive na garrafa pet! Siga a página do Jardinet no Face e fique por dentro destas e de muitas outras novidades!

Agora também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!