É viável comprar sementes no exterior pelo eBay?

Ipoméia - Sementes compradas pelo eBay
Ipoméia - Sementes compradas pelo eBay

Noutro dia compartilhei aqui no blog a experiência que tive comprando plantas pela internet. Hoje vou falar para vocês de outra experiência semelhante mas desta vez com sementes importadas pelo eBay.

Chega a ser irônico, mas comprei espécies nativas do Brasil e que em muitos locais são até consideradas como mato rss... Mas a questão é que eu queria ou melhor precisava das sementes para dar continuidade ao meu projeto (blog e jardim) e não as encontrava em lugar nenhum.  Mato ou não, nativa ou não fiz a compra e fiquei muito satisfeita. As espécies que germinaram atraíram o beija-flor e pude fazer muitas fotos. Então vamos ver os detalhes que você deve levar em consideração antes de realizar a sua compra?

Cartão de crédito internacional + Conta no PayPal + Conta no eBay
Sem o cartão de crédito internacional não tem como realizar a compra. Se você não tem o cartão terá que se dirigir à sua agência bancária e fazer o pedido pessoalmente. As taxas variam de acordo com o banco. Então lembre-se que além do valor que você irá pagar pela mercadoria + frete ainda tem as taxas do banco. Outro detalhe é que você terá que abrir uma conta no PayPal. São eles que fazem o pagamento da nossa compra junto ao eBay. E por último você abre a conta no eBay porque sem os dois itens anteriores não adianta ter conta.

Tipos de envio e tempo de entrega
Dependendo do frete que você escolher as sementes podem levar meses ou até mesmo não chegarem. Muitas vezes o frete pago, com código de rastreamento (tracking number), não compensa e então optamos pelo envio por carta simples (Entrega internacional grátis) e aí é torcer para a encomenda chegar. No momento da compra você será informado do tempo estimado para a entrega. Mas gira em torno de 1 a 2 meses. As minhas, por sorte, chegaram em menos de 2 meses e sem o código de rastreio.

Taxas de importação
Geralmente as compras abaixo de US$50,00 não são taxadas, mas se isso acontecer você terá que retirar a encomenda na agência dos correios, pagar 60% do valor da mercadoria + uma taxa adicional de R$12,00. Mas eu nunca ouvi falar, pelo menos no caso de sementes por carta, que a encomenda sofreu tarifação.

Como escolher o vendedor
O eBay é uma espécie de "Mercado Livre" mundial e assim como no sistema brasileiro, eles têm uma espécie de "reputação" do vendedor onde você pode verificar quantas vendas ele já realizou e se suas qualificações são positivas ou não. Qualquer dúvida você pode usar o tradutor do Google e fazer as perguntas ao vendedor.

Sobre as sementes
Esse é outro dilema, o vendedor provavelmente não vai te garantir que as sementes irão germinar até porque o sistema de transporte é falho. Você faz a compra e torce para que elas cheguem inteiras e com poder germinativo. Outra dica é a de cultivar as sementes logo que elas chegarem pois quanto mais esperar menores são as chances delas germinarem.

Como fazer a busca no sistema
Para fazer a busca no eBay você pode digitar em português, porque o sistema está mais amigável, mas caso não encontre o que está procurando digite algo como "Seeds" ou "Hummingbird seeds" para potencializar a sua busca.

Se as espécies que você escolheu não são nativas do nosso continente, também poderá ter problemas com adaptação ao clima e às necessidade de cultivo. Algumas das sementes que comprei não germinaram e outras duraram apenas alguns meses.

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!