Como cuidar de plantas em vasos pequenos

Cultivo do abacaxi
Cultivo do abacaxi

       Já faz muito tempo que estou cultivando esses abacaxizeiros em vasos e mês passado resolvi revitalizá-los. Essa frutífera, tão comum em nosso país, leva mais de um ano para a colheita e para mantê-la saudável durante todo esse tempo, temos que adubá-la com certa frequência.

Revitalização do abacaxizeiro em vaso
Antes da revitalização

       Para começar, retirei as ervas daninhas e podei as folhas mais próximas do substrato. Quando retirei as ervas, a terra do vaso desceu uns 2 cm e ficou perfeito para a aplicação do adubo. Então fiz uma mistura com:
  • 8 colheres de sopa cheias de esterco bovino bem curtido
  • 4 colheres de sopa de cinzas de madeira
  • 2 colheres sopa rasas de NPK
       
       Falando em NPK, que é assunto para os próximos posts, muito cuidado com ele. Comprei esse adubo há mais de 3 anos, quando não entendia quase nada de cultivo e utilizo tão pouco que ainda tenho guardado. Hoje também, além de utilizar o esterco bovino, as cinzas e a farinha de ossos, ainda reciclo todo o lixo orgânico da cozinha e do jardim no processo de compostagem. Então o NPK nunca vai para a terra sozinho mas sempre acompanhado de um "combo" de adubos orgânicos, que além da manutenção ainda enriquecem o solo do jardim.

Revitalização do abacaxizeiro
Depois da revitalização
    
       Agora, quinze dias depois dos cuidados, tive uma grande surpresa enquanto ia regar os abacaxizeiros. Um deles começou a emitir o pendão floral e logo logo estarei realizando a colheita tão esperada. Assim que os abacaxis estiverem prontos, eu volto com um post completo sobre o cultivo.

Abacaxizeiro em vaso
Duas semanas após a revitalização

       Alguns dos cuidados que apliquei ao abacaxizeiro como a remoção das ervas daninhas, aplicação da cobertura morta e a adubação com adubo orgânico são básicas para o cultivo em vasos e jardineiras. Mas é bom que você sempre se informe sobre as necessidade da espécie que está cultivando antes de proceder com a adubação. 

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...