Como utilizar as cinzas na adubação

Cinzas de madeira - Adubo orgânico
Cinzas de madeira - Adubo orgânico

A cinza de madeira assim como o esterco bovino e o húmus de minhoca é um adubo orgânico e excelente para as plantas. Sempre que aplico elas começam a se desenvolver e brotar. Hoje vou passar para vocês os cuidados que devemos ter na aplicação e preparação desse adubo!

Aceroleira brotando após adubação com cinzas
Aceroleira brotando após adubação com cinzas

Para obter o adubo basta fazer uma pequena fogueira com os restos de poda e folhas secas do jardim e misturar à água das regas. Você também pode colocá-lo diretamente sobre o substrato e regar bem em seguida.

Pitangueira brotando após adubação com cinzas
Pitangueira brotando após adubação com cinzas

O que não podemos usar na preparação deste adubo?
  • Cinzas da churrasqueira por causa do sal e da gordura da carne
  • Madeira pintada, resinada ou com cola
  • Papel colorido ou com tinta

Todas as plantas podem se beneficiar deste adubo? Sim, mas use-as com cautela em plantas que preferem solos mais ácido como as Ixoras, pois as cinzas aumentam o pH do solo deixando-o mais alcalino. Em pequenas quantidades as cinzas fazem a correção natural do solo.

Quanto devo aplicar? 
Aqui aplico de acordo com o tamanho e fase de desenvolvimento das plantas. Nas frutíferas por exemplo, aplico cerca de 1 pazinha de jardinagem cheia para as espécies já formadas e 1/2 pazinha para as espécies em formação. Nos vasos vá adicionando às colheradas e observe como a sua planta reage. Use uma colher de sobremesa para a medição.

Quando devo aplicar? 
Em todas as estações do ano, mas aplique bem menos no inverno para as espécies que entram em dormência. Nas demais estações a aplicação pode ser mensal lembrando sempre de observar como cada exemplar reage.

Posso armazenar o adubo? 
O adubo que não for utilizado pode ser armazenado em potes de plástico ou de vidro e deixado em local seco e arejado.

Dicas extras:

Você pode usar as cinzas do fogão de lenha como adubo respeitando as restrições que mencionei no post. As cascas de frutas e verduras que não forem para a compostagem também podem ser utilizadas na fabricação das cinzas, elas deixarão o adubo ainda mais rico em nutrientes. As cinzas de madeira são ricas em Potássio (K), o mesmo "K" do famoso NPK. Esse nutriente está ligado ao desenvolvimento e fortalecimento da planta contra o ataque de pragas.

Agora também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!