Escova-de-garrafa, a árvore que atrai beija-flores!

Atrativo para os beija-flores
Inflorescências do Calistemo

     Essas inflorescências lembram tanto uma escova-de-garrafa que não é difícil que o inventor da tal escova tenha se inspirado nelas rss. Esta bela espécie, riquíssima em néctar, é outra queridinha dos beija-flores e dá um verdadeiro show de cores e movimento ao jardim!

Folhagem da Escova-de-garrafa
     O Calistemo, assim como a Grevílea-anã, também é nativo da Austrália e hoje existem vários cultivares em nosso país. No jardim tenho dois tipos, um de folhas mais macias e outro com as folhas mais firmes. Eles são muito parecidos, contudo o de folhas mais tenras sofreu um pouco com o ataque de pulgões na Primavera. As espécies anãs podem ser podadas como arvoretas e alcançam cerca de 3 m de altura já as "tradicionais" podem alcançar até 7 m.

Beija-flor-tesoura na Escova-de-garrafa
     Meus exemplares foram cultivados desde a semente e começaram a florir na Primavera. Dependendo do clima de sua região as inflorescências podem despontar praticamente o ano todo. Aqui no Centro-Oeste elas só diminuíram a floração no Outono.

Frutos contendo as sementes da Escova-de-garrafa
     Os frutos contendo as sementes devem ser colhidos e armazenados num local seco e arejado. Depois de alguns dias eles secam e liberam as sementes. Esse detalhe só descobri porque guardei os frutinhos recém-colhidos e quando me lembrei deles estavam prontos. Daí por diante é só colocar algumas sementinhas num vasinho de muda e aguardar a germinação. A multiplicação também pode ser feita por estaquia de ramos de 15 cm.

Inflorescências da Escova-de-garrafa
     A Escova-de-garrafa deve ser cultivada sob sol pleno e de preferência em locais gramados. Segundo relatos que li na internet as sementes costumam manchar pisos, principalmente aqueles de pedra e materiais porosos. Esta espécie se adapta à vários tipos de solos, desde os mais secos até aqueles sujeitos à encharcamentos. Antes do plantio, caso o solo seja muito pobre, você pode agregar um pouco de matéria orgânica como esterco bovino ou húmus de minhoca.

Mudas de Escova-de-garrafa
PRÓS:
  • Crescimento moderado
  • Flores praticamente o ano todo
  • Flores muito atrativas para os beija-flores
CONTRAS:
  • As sementes podem manchar pisos de pedra e materiais porosos
DICAS DO BLOG:
  • Cultive-a como arvoreta podando os ramos laterais
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...