Petúnias - Petúnia x hybrida

Flores da petúnia
Petúnias

"Se me pedissem para descrever as petúnias em apenas uma palavra eu diria fantásticas. Ver uma petúnia no auge de sua floração é um espetáculo à parte. Se já não bastasse a profusão de suas flores, ao entardecer elas ainda liberam um suave perfume. Lembro-me de quando cultivei minhas primeiras petúnias em cestas suspensas, ao entardecer sempre abria as janelas da sala para deixar o perfume entrar..."

Petúnias

Dependendo da região, as petúnias podem ser cultivadas o ano inteiro, sendo que o auge de sua floração acontece na primavera. Suas flores podem apresentar-se nas cores branca, vermelha, rosa, lilás, roxo e até bicolores. Devido à grande hibridização da espécie também podemos encontrá-las com portes variados de até 30 cm e espécies pendentes com ramos de até 1 m de comprimento. 

Beija-flor-tesoura nas petúnias

Segundo os grandes produtores, a espécie deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica, sob sol pleno e regada regularmente. Contudo, aqui em meu jardim, ela cresce sem problemas mesmo em solo arenoso. Sua propagação se dá por estaquia e por sementes. Mas se as sementes que desejamos semear vierem de um exemplar híbrido temos que levar em consideração o seguinte:

Algumas plantas híbridas não têm sementes viáveis, ou seja, produzirão sementes que não têm poder germinativo. Em alguns casos quando as sementes dessas plantas germinam elas podem gerar plantas com características diferentes da planta mãe, isso porque elas voltam a ter as características das plantas que foram cruzadas para obter o híbrido.

Cápsula com sementes de petúnias

Ainda em relação à reprodução das petúnias por sementes, quero destacar que apesar de perder as características do hibridismo como flores grandes e plantas mais compactas. Elas ganham uma característica importante para atração dos beija-flores que é o aumento da quantidade de néctar. Nas plantas híbridas essa característica não é importante e alguns híbridos tem a produção de néctar reduzida para até 1/3 das plantas originais. Fica aí então a dica para deixar suas petúnias voltarem ao estado original.

Outra característica interessante sobre as flores da Petúnia é que elas passam por mutação natural. Se você semear petúnias de duas cores no mesmo vaso, após algum tempo podem surgir flores mescladas das duas cores.

"Quando esse fenômeno ocorreu em meu jardim, eu que ainda não conhecia bem a espécie, fiquei muito surpresa e entusiasmada dizendo que tinha criado, mesmo que sem querer, uma nova variedade de Petúnias e as batizei com meu nome, rss"

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...