Quando, quanto e como regar as plantas?

Como regar as plantas em vasos?
Como regar as plantas do jardim?

"Cada planta tem uma necessidade específica em seu cultivo inclusive em relação às regas, então você deverá se inteirar sobre essas necessidades para proceder com os cuidados adequados! Contudo vou deixar algumas dicas..."

No caso das regas o excesso de água é tão prejudicial quanto a falta. E dependendo da época do ano, fase de desenvolvimento da planta e outras circunstâncias, a mesma planta vai exigir mais ou menos regas do que o habitual.

Qual a quantidade de água que devo usar nas regas?

Quando devo regar meu exemplar?
No início da manhã e/ou no final da tarde, isso porque nesses horários a evaporação será menor e a planta aproveitará melhor a rega. Também não é bom regar à noite pois nesse horário as folhas demoram para secar e a planta poderá ficar suscetível ao ataque de fungos. Outra regra simples é tocar o substrato para avaliar se está seco para então proceder com a rega.

Qual a quantidade de água que devo usar nas regas? Sua observação pessoal é a que melhor irá responder essa pergunta, mas a princípio você pode regar até que a água comece a sair pelos furos de drenagem do vaso. A água que ficar depositada no prato deve ser recolhida para que o excesso não apodreça as raízes da planta e também não seja um lugar de procriação do mosquito da dengue. Com o tempo e sua observação você regará de maneira que não necessite mais ficar retirando o excesso d'água.

Atenção: Nos dias quentes e secos suas plantas precisarão de mais água que nos dias frios e úmidos, se estiver ventando muito, e em caso de vasos pendentes, também aumente a quantidade de água das regas pois nessas condições o substrato secará mais rápido. Na época de floração a planta também necessita de mais água que o habitual.

Como devo regar meu exemplar? Em geral você deve regar na base da planta pois algumas espécies são mais suscetíveis à fungos e assim deve se evitar molhar as folhas. Não é bom também molhar as flores para prolongar sua duração. Regue as folhas caso estejam empoeiradas ou sujas de terra.

No mais é bom lembrar que as pessoas em geral perdem mais exemplares por excesso do que por falta d'água. Quando a planta começa à amarelar as folhas e não ficar revigorada após a rega é porque o erro pode ser justamente o excesso de água. Nesse caso pare de regá-la imediatamente e só regue novamente quando o substrato estiver bem seco. 

Abaixo você verá um exemplo da reação
 da planta 20 minutos após a rega....

Antes da rega

20 minutos depois da rega

Muitas vezes, até as informações que temos acesso para o cultivo das plantas não são muito precisas porque muitos fatores vão influenciar no cultivo como temperatura da região onde moramos, tipo e capacidade de retenção de água do solo, pluviosidade, enfim junte as informações que conseguir com uma coisa que acho imprescindível: A sua observação pessoal!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!