Ave-do-paraíso - Strelitzia reginae

Ave-do-paraíso - Strelitzia reginae

O belo e inusitado formato das flores da Strelitzia renderam à espécie o nome de Ave-do-paraíso. Suas pequenas flores alaranjadas são ricas em néctar e despontam quase o ano todo. Além disso apresentam longa duração atraindo muitos beija-flores para o jardim.
    
A ave-do-paraíso é bastante rústica, entretanto é bom adubá-la para intensificar a floração. A espécie é nativa de clima subtropical e deve ser cultivada sob sol pleno.
    
O solo para seu cultivo deve ser arenoargiloso levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e regado quando estiver seco. Sua multiplicação se dá principalmente por divisão de touceiras, mas pode ser multiplicado também por sementes. Neste último caso o desenvolvimento é mais lento e a espécie poderá levar de três a cinco anos para florir. Para ajudar no processo de germinação deixe as sementes de molho por 4h em água morna e lixe suavemente a casca.

Mudas de Ave-do-paraíso geradas a partir de sementes

As mudas acima foram geradas a partir de sementes e estavam se desenvolvendo lentamente. Quando percebi que estavam demorando demais para se desenvolver coloquei-as separadamente num pote de 1,7 l e adicionei à terra vermiculita, esterco bovino e cerca de uma colher de sopa de NPK 10-10-10. Como podem ver abaixo a muda é pequena mas resistiu bem à adubação e começou então a se desenvolver.

Muda de Strelitzia gerada a partir de sementes 2 meses após adubação

Algumas sementes levaram 2 meses para germinar, outras por causa da dormência germinaram mais tarde ainda... E agora que descobri do que elas precisavam para se desenvolver é só aguardar as flores!

Na época em que semeei esta planta estava começando com a jardinagem, por isso plantei-as diretamente no solo sem muitos cuidados e sem muita esperança de que elas germinassem, já contei uma história parecida aqui no blog com o Agapanto... Mas enfim, estou me aperfeiçoando e está tudo correndo bem, o Agapanto inclusive já floriu você já viu o post? Belíssimos Agapantos...

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!