Site em Manutenção

Como fazer mudas de Agapanto - Agapanthus africanus

Como fazer mudas de Agapanto azul
Beija-flor-Tesoura no Agapanto

Conhecida como a flor do amor em seu país de origem, o agapanto vem ganhando destaque no paisagismo do mundo inteiro. Suas belas inflorescências despontam em hastes de até 90 cm de altura colorindo o jardim na primavera e no verão.

Agapanto - Agapanthus africanus

Além de sua beleza o Agapanto atrai 
beija-flores para o jardim! 
 
Flor lilás atrativa para beija-flores
Beija-flor-de-orelha-violeta no Agapanto

Suas flores são pendentes e podem se apresentar nas cores branca, lilás e azul. Suas folhas nascem em tufos de até 60 cm e sua reprodução se dá por sementes ou divisão de touceiras. Deve ser cultivado sob sol pleno.

Inflorescências do Agapanto

Agapanto
 
O exemplar nas fotos foi gerado a partir de sementes e está florindo pela primeira vez um ano após a semeadura. As sementes que usei foram recém colhidas e tiveram boa taxa de germinação, inclusive meio desacreditada de seu poder germinativo, lancei-as sem muito cuidado no jardim e quando germinaram tive que desbastá-las e transferi-las para um local mais adequado.

Bagas de sementes do Agapanto

"Eu tinha ouvido falar que a espécie produz sementes que nem sempre são viáveis, mas ainda assim teimei em cultivá-las e para minha surpresa e alegria aí estão os agapantos..."

Inflorescências do Agapanto

Bastante rústico, necessita de poucos cuidados em sua manutenção, após seu estabelecimento basta regar o canteiro duas vezes por semana e adubá-lo no final do inverno e verão. O solo para cultivo do agapanto deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

Detalhe das folhas do Agapanto

Na adubação você pode utilizar cerca de 1 kg de adubo bovino bem curtido e 100g de farinha de ossos por m2. Você pode adicionar também 2 colheres de sopa de NPK 04-14-08, para cada 10 quilos de terra, essa formulação é a mais apropriada para o período de floração. A adubação química deve sempre ser revesada com a adubação orgânica.

Vídeo das flores e folhagem do Agapanto


Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!